Alguns tipos de itens não podem nem devem ser enviados por correio internacional ou transportadora. Mas, enquanto que alguns são apenas não recomendados, outros são mesmo proibidos. Descubra o que pode ou não enviar por correio ou transportadora.
Artigos proibidos, restritos e não-recomendados. O que não posso enviar por correio ou transportadora?
Vamos tentar esclarecer de uma vez por todas qual é a diferença entre proibições e restrições. Assim, saberá exatamente se pode ou não enviar certos itens pelo correio para outro país.
Veja também:
1. Itens proibidos de enviar pelo correio
Há alguns itens que não podem ser enviados em situação alguma, ou seja, são itens proibidos. De forma geral, itens proibidos de enviar pelo correio ou transportadora são artigos que podem causar perigo ou danos. Veja abaixo a lista que elaborámos para o ajudar. Não é exaustiva, mas dará uma visão geral sobre o que não pode enviar ao usar uma empresa de transporte de encomendas ou correio:
- Bebidas alcoólicas contendo mais de 24% de álcool por volume (ABV)
- Aerossóis
- Armas de fogo / munições (incluindo réplicas)
- Extintores de incêndio
- Explosivos
- Gasolina
- Líquidos inflamáveis (como esmaltes, acetona, compostos de limpeza) ou sólidos (baterias, fósforos, etc.)
- Perfumes (contendo álcool)
- Substâncias tóxicas e infeciosas (como veneno ou qualquer desperdício ambiental, clínico e médico)
- Produtos de tabaco (cigarros, charutos, cigarros eletrónicos)
- Flores e outras plantas
- Restos humanos ou animais (incluindo cinzas) e urnas funerárias
- Animais vivos ou produtos animais
- Alimentos (qualquer coisa perecível, incluindo em sua forma líquida – ou seja, carne, produtos lácteos, refeições prontas para comer, frutas frescas ou legumes)
- Bilhetes de loteria e acessórios/ objetos de jogos de azar
- Materiais e objetos pornográficos
- Qualquer material, substância ou produto químico não-identificável
- Remédios, medicamentos ou outros produtos farmacêuticos
- Baterias de lítio ou quaisquer dispositivos eletrónicos com essas baterias não são permitidos no transporte aéreo
- Moeda, joias, metais e pedras preciosas
- Substâncias e objetos perigosos
- Objetos ilegais
- Amostras médicas
- Objetos que precisam de um ambiente com temperatura controlada
- Objetos de grande valor sentimental
- Outros itens frágeis
- Itens que podem danificar outras parcelas durante o transporte
- Envios que seriam cobertos pelo Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR)
Portanto, qualquer objeto que seja perigoso e que possa danificar o conteúdo da sua encomenda ou de outras caixas que estão ao lado ou, ainda pior, que cause perigo às pessoas que manuseiam a encomenda é considerado proibido. Se algum desses itens for enviado, o seu envio será devolvido, confiscado ou destruído.
Lembre-se ainda de que nem todas as mercadorias podem ser enviadas para todos os países. Como remetente, deverá sempre cumprir os regulamentos ou leis aplicáveis no país para o qual enviará seu pacote. Portanto, se não tem certeza se pode enviar um item em particular, deverá pesquisar atentamente as restrições de transporte específicas no país de entrega.
Veja também:
- Artigos proibidos e restritos para transporte
- Falha na tentativa de entrega de encomendas
- Encomenda retida na alfândega: o que fazer?
2. Artigos restritos no envio por correio ou transportadora
A principal diferença entre proibições e restrições é que os bens proibidos não podem de forma alguma entrar ou sair de um determinado país, enquanto que as mercadorias restritas podem ser enviadas somente em certas circunstâncias ou sob certas condições (geralmente requerem licenças ou permissões especiais). Alguns dos itens proibidos também podem ser permitidos em quantidades limitadas (como pequenas quantidades de líquidos) quando embalados de forma apropriada.
3. Itens não-recomendados para o envio por correio ou transportadora
Existe uma grande diferença entre itens proibidos e não-recomendados. Embora certos itens não sejam proibidos, o seu envio não é, ainda assim, aconselhável. Alguns produtos simplesmente não são adequados para envio por meio de uma empresa de correio, pois existe um alto risco de danos. Por exemplo, se deseja enviar uma garrafa de vinho, deverá certificar-se de que está perfeitamente embalada. Isto é, deverá garantir que o vidro não se quebra durante o transporte. Verifique como deverá embalar itens frágeis para envio.
Muitos produtos alimentares também não são adequados para serviços de envio de encomendas padrão pois precisam de condições especiais de transporte, como armazenamento refrigerado e de temperatura controlada. Um cheiro suspeito vindo de uma caixa deverá ser suficiente para que a equipe de logística o inspecione e o devolva ao remetente!
Regras semelhantes aplicam-se a dispositivos eletrónicos (como computadores portáteis, telemóveis e tablets, se não forem transportados por avião) ou quaisquer itens frágeis e valiosos.
Veja também:
- Envio de passaportes por correio
- Serviços de transporte padrão
- Como funciona o envio de baterias de lítio?
Em resumo: itens proibidos e não-recomendados para envio por correio internacional
Os serviços padrão não se destinam a enviar itens quebráveis e delicados. Se ainda decidir enviar os seus itens, deve assumir a total responsabilidade e protegê-los o máximo que puder. Além disso, quaisquer documentos únicos (passaportes, certificados de nascimento, dados financeiros importantes) não podem ter seguro por perda e são enviados diretamente sob sua responsabilidade.
Tenha em mente que as empresas de transporte têm o direito de devolver a encomenda ao remetente se, após analisada, descobrirem que seu conteúdo não é apropriado para o envio.